Folha de dados ou popularmente conhecidos no meio eletrônico como datasheets, são documentos que informam as características dos componentes eletrônicos (Figura 1). Geralmente informam as características elétricas como tensões, correntes, frequências, temperatura de operação, pinagem do componente, tipo de encapsulamento e etc..
Figura 1 – Exemplo de um datasheet de uma ponte retificadora trifásica
Em alguns casos disponibilizam gráficos com o comportamento dos componentes em caso de mudança de variáveis como tensão, corrente, frequência e temperatura (Figura 2).
Figura 2 – Gráficos do comportamento de uma ponte trifásica com variação de alguns parâmetros elétricos
Outro caso comum é os datasheets fornecerem circuitos padrões e/ou exemplos de aplicação utilizando o componente em questão (figura 3), bem como sugestão de layout de circuito impresso (Figura 4).
Figura 3 – Circuito integrado chaveador TNY278 utilizado em uma fonte de 12V, 1A.
Figura 4- Layout de placa de circuito recomendado para TinySwitch-III com resistor de travamento de subtensão utilizando TNY278
A complexidade dos dados encontrados no datasheet depende diretamente do tipo de componente que se está trabalhando, datasheet de transistores são bem mais sucintos e contam com menos informações do que o datasheet de um microcontrolador, onde é possível além das características elétricas haver informações sobre a sua programação.
Em sua maioria os datasheets são em inglês, pois os fabricantes de componentes são internacionais, felizmente com o advento de ferramentas como Google Tradutor e Google Lens a língua não é mais um obstáculo.
Este documento é de vital importância, pois auxilia o técnico na manutenção dos equipamentos, principalmente nos casos de componentes que são descontinuados, ou seja, não são mais fabricados, de posse da folha de dados, é possível homologar outro componente com características semelhantes, quando o circuito aceita esta modificação.
Autora: Gabriela Schenkel – Engenheira eletrônica – CREA RS125147